Marcos Fernandes


Marcos Fernandes, é um fotógrafo que atua nos principais veículos de comunicação do país há mais de duas décadas.

É do olhar desse fotógrafo paulistano, quatro importantes prêmios: Imprensa Embratel 2006, Vladimir Herzog, Caixa Econômica Federal e menção honrosa do Prêmio Rei da Espanha.

Essas são algumas das premiações que Marcos Fernandes conquistou ao longo de sua carreira. A elas somam-se o Prêmio Kodak Fenaj de Fotojornalismo, o Prêmio Revista Imprensa e o Prêmio Fenícia de Fotojornalismo.

Honrarias à parte, vale ressaltar que a galeria de troféus que Marcos exibe são resultado direto de seu trabalho. Em mais de 20 anos de carreira, ele fez parte de redações importantes e que fizeram história no jornalismo brasileiro, a começar pela Gazeta Esportiva, passando por O Estado de S. Paulo, O Globo Suc. S.Paulo, Correio Braziliense Suc. S.Paulo e Revista Flash, onde também foi editor.

Atualmente possui uma diversificada carteira de clientes, tanto no fotojornalismo quanto na área institucional. Entre eles destacam-se as revistas Veja, Contigo, Agência Estado, Infraero, Petrobrás, Swarovski,Bombardier e OceanAir, Hunter Douglas entre tantos outros.

Principais coberturas jornalísticas que participou:

- Viagem a Antártica

- Golpe de Estado no Peru

- Narcotráfico: plantio de coca em Chapari e Timore (Bolívia)

- Copa América de Futebol (Agência Estado)

- Matéria especial retrato do Paraguai (Revista Veja)

- Matéria especial na reserva indígena Raposa Serra do Sol (Revista Veja).

Facebook      LinkedIn


A diversidade que o trabalho de Marcos Fernandes atinge: do mais pulsante fotojornalismo aos momentos em que encontra um lirismo sem igual.

Alberto Ramos
Jornalista